Hi, How Can We Help You?
  • Endereço: R. Lutécia, 552 - Vila Carrão - São Paulo - SP
  • Telefone: +55 (11) 2093-7648
  • Email: ctt@tribunogestao.com.br

Blog

Legitimidade do Condomínio Irregular: é preciso arcar com as despesas?

O condomínio irregular são as áreas ocupadas coletivamente, sem que haja regularização perante a Companhia Imobiliária do Estado.

Mas, deve-se ter em mente que o conceito de condomínio irregular difere da legitimidade, e é exatamente este assunto que iremos tratar no artigo.

Você mora em um condomínio irregular, e não sabe se precisa pagar pelas taxas e valores cobrados mensalmente? Encontre a resposta neste artigo!

O que faz de um condomínio irregular?

Para responder esta pergunta, é mais fácil entender o conceito oposto: o de condomínio regular.

Em linhas gerais, um condomínio regular é aquele que possui um CNPJ, e o responsável pela administração do mesmo (no caso, a figura do síndico) separa sua conta pessoal da jurídica (ou seja, do condomínio).

Com isso, apenas com um CNPJ torna-se possível manter relações com terceiros, contratar serviços formalmente, dentre outros. Também, há a praticidade de separar os assuntos, afinal, a figura responsável pelo condomínio pode ser tratada como um líder e administrador.

Um condomínio deve ser comparado a uma empresa, na qual existe a necessidade de contratação e estabelecimento de contratos. Caso esta empresa esteja “irregular”, não é possível fazê-lo da maneira correta.

Moro em um condomínio irregular. E agora?

O fato de um condomínio ser irregular não retira a sua legitimidade. Ou seja, ainda que irregular, trata-se de uma associação de moradores que está sob o regimento de regras e/ou obrigações.

Com isso, por mais que irregular, todos os moradores devem cumprir suas obrigações financeiras perante o condomínio, para assim, estar em dia com as suas atribuições de morador e/ou proprietário.

Há a possibilidade de que cobranças sejam feitas aos proprietários que tenham suas mensalidades atrasadas, por mais que o condomínio se encontre em estado de irregularidade.

Aliás, ao pagar em dia suas despesas, você poderá estar contribuindo para tornar o condomínio regular, visto que terá mais voz dentro de reuniões e poderá cobrar pelo processo de criação de CNPJ.

Mas, por que é preciso pagar?

Legalmente, é reconhecido o caráter obrigatório de cumprimento das despesas do condomínio, visto que está sendo usufruída a área coletiva, bem como os serviços ali existentes.

Não existe “brecha” legal, nem justificativa para os condôminos deixarem de cumprir com suas obrigações financeiras, ainda que o condomínio esteja irregular, visto que todas as decisões e valores são acordados em assembleia.

É preciso estar muito atento ao assunto, afinal, a inadimplência dá ao direito de o condomínio recorrer a um advogado para a realização das cobranças.

Portanto, se você não está em dia com o seu condomínio, é como se estivesse devendo qualquer outro tipo de serviço e/ou conta.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*